Nossa História
A Santa Casa de Bom Despacho foi fundada em 14.02.1903 por iniciativa do Pe. Nicolau Angelo Del Duca, com o objetivo de servir aos mais necessitados.
A Sociedade de São Vicente de Paulo esteve à frente da diretoria desde a sua fundação até 1934, quando da chegada da Irmandade do Perpétuo Socorro que com dedicação assumiu a Santa Casa. Eram pessoas que trabalhavam muito. Como não tiveram mais condições de continuarem, assumiu em 1979, a Associação de São Vicente de Paulo de Belo Horizonte, as Filhas da Caridade, como são comumente conhecidas. Vieram de diversas partes do Brasil e até do exterior, sendo que a sede encontra-se em Belo Horizonte com diversas outras casas em todo o Brasil. Administraram com afinco e dedicação até meados de 1999, quando mais uma vez a direção volta às mãos da Sociedade de São Vicente de Paulo. Administraram com grande dificuldade, talvez pela falta de experiência em assuntos hospitalares e permaneceram de abril de 1999 a 14 de setembro de 2001, quando a partir de 15 de outubro deste mesmo ano, assume a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, através da Fundação Educacional Lucas Machado: FELUMA.
Marcada por uma administração conflituosa, permaneceu de 2001 a 12 de abril de 2004, quando assumiu uma nova diretoria.
Durante toda a sua trajetória a Santa Casa tem procurado seguir a sua missão. Não tem sido fácil e desde a sua fundação passa por crises financeiras. A falta de recursos tem sido um de seus maiores desafios.
O serviço de atendimento à saúde da Santa Casa de Bom Despacho teve início em 14 de fevereiro de 1903, por iniciativa de seu fundador o Padre Nicolau Ângelo Del Duca (livro de atas da Santa Casa de Bom Despacho em 14.02.1903). Instituição ligada à Igreja católica e criada com a finalidade de prestar assistência aos doentes de toda a região centro-oeste de Minas Gerais.
No decorrer dos anos muitos fatos marcaram a existência da instituição. Obteve o seu reconhecimento através do Conselho Nacional do Serviço Social do Ministério da Educação e Cultura, hoje, Conselho Nacional da Assistência Social – CNAS, através do Decreto Federal n° 2.536 com registro de Instituição Filantrópica (ata da Santa de Bom Despacho).
Enfrentou diversas fases administrativas e como marco nestes últimos anos está em sua quarta administração, frente as suas dificuldades financeiras para sobrevivência. Atua como uma instituição de referência da microrregião Centro-Oeste, no município de Bom Despacho e sua maior fonte de financiamento está centrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ano de 2004 foi um marco na evolução da Santa Casa no qual a administração fez inicialmente um estudo sobre a Santa Casa, levantou dívidas, negociou prazos, renegociou contratos com conveniados e estabeleceu metas. Havia muito trabalho a ser feito. Muitos equipamentos sucateados, o telhado demandava reforma urgente e muitas outras reformas a serem feitas, enfim o estado geral da instituição era precário e nenhum recurso a vista. O cenário era inicialmente desolador e o que se via era uma instituição decadente. Em 2005 a administração traçou metas, planos de trabalho e projetos foram encaminhados quando então a Santa Casa aderiu-se ao PRO-HOSP (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais).
A adesão da Santa Casa de Bom Despacho ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS/MG - PROHOSP possibilitou estabelecer melhorias em sua infra-estrutura e investir na capacitação e treinamento de seus colaboradores, respeitando-se a sua missão: Promover a recuperação da saúde, acolhendo a todos de forma ética e humanizada com compromisso social. E sua visão: Ser hospital de referência microrregional, sustentável, reconhecido pela excelência dos serviços prestados.
Como muitos hospitais no país, a Santa Casa enfrenta dificuldades como a escassez de recursos financeiros, adequação da área física, tecnológica, capacitação e desenvolvimento da área de recursos humanos. Ainda assim, ao longo destes anos vem investindo na capacitação e qualificação dos profissionais, adequando o espaço físico, adquirindo novos equipamentos, buscando a melhoria e excelência dos serviços prestados a população local e regional.
Como sempre ocorre a mudança da administração, em abril de 2011 foi empossada uma nova diretoria que propôs novas metas, e para melhor se estruturar contratou um serviço especializado de auditoria para levantar os problemas mais iminentes da instituição para desta forma, iniciar um trabalho mais condizente com a realidade da instituição, persistindo incessantemente na busca pela excelência dos serviços prestados.
Em 2013 teve inicio uma nova gestão, empossada em abril com novos membros e novas estratégias foram traçadas. Contratou-se uma empresa especializada para administrar e gerir o hospital.
Em 2015, conforme estatuto da instituição foi eleita nova diretoria, que manteve a contratação de empresa especializada em administração, priorizando sempre a busca pela excelência dos serviços prestados.
A partir de 2017, nova diretoria foi empossada, persistindo na melhoria da assistência, investindo em novos projetos e na reestruturando do espaço físico.
Missão
É um compromisso social promover a recuperação da saúde, acolhendo a todos de forma ética e humanizada, promovendo a vida e oferecendo soluções em saúde, pautadas em constante compromisso com a qualidade, com o desenvolvimento profissional, a humanização e a ética nas relações, através de um modelo de gestão empresarial autossustentável.
Com o compromisso de sermos um hospital de referência microrregional, sustentável e reconhecido pela excelência dos serviços prestados, mantemos a ética, o comprometimento com a coletividade, o respeito mútuo e a responsabilidade socioambiental como valores nos quais se pauta a atuação da Santa Casa de Bom Despacho.
Ainda mantemos princípios de transparência na divulgação pública de todas as nossas atividades; de respeito e humanização dos procedimentos de trabalho e no atendimento à saúde; de efetividade, sustentabilidade e crescimento e, de ética em nossas ações.
Valores
Diretoria
PRESIDENTE
Vânio Sérgio Maia
VICE PRESIDENTE
Drº Denilson Diniz dos Santos
1º TESOUREIRO
Vílson Teixeira Gonçalves
2º TESOUREIRO
José Cardoso de Mesquita
1ª SECRETÁRIA
Gladys da Silva Coelho
2º SECRETÁRIO
Luiz Carlos Severiano Coelho
CONSELHEIROS FISCAIS
Pedro Adalberto da Costa
José Donizett
Afonso Soares Lopes
SUPLENTES DOS CONSELHEIROS FISCAIS
Ana Lúcia Tavares Ferreira
Marcos Antônio Briseno
Cleusa Maria dos Santos Teixeira Gonçalves.