Buscar
  • Santa Casa BomDespacho

1ª. Conferencia Municipal de Saúde Mental em Dores do Indaiá




No dia 20/04/2022, a Santa Casa de Bom Despacho, através da presença das colaboradoras Cristina Alves - Assistente Social e Madalena Campos - Psicóloga, participou da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Dores do Indaiá, evento este que debateu a Saúde Mental no município e região tendo como tema principal: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa de Cuidado em Liberdade, rumo a Avanços e Garantias dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS.


O evento muito bem organizado, contou com a participação de órgãos da Prefeitura de Dores do Indaiá como CRAS, Secretaria Municipal de Saúde, hospital local e também de membros da sociedade civil. Foram apresentados temas muito importantes acerca do trabalho e desenvolvimento da Saúde Mental e os impactos desta no SUS, divididos em 04 eixos para discussão com propostas de melhorias no serviço. Cada grupo discutiu e elaborou propostas a nível nacional, estadual e municipal, que foram colocadas em votação pelos presentes e após, serão levadas aos órgãos competentes nas três esferas. Houve ainda, uma palestra com o tema o que é “Saúde” com eixos direcionados para a Saúde Mental.


A Santa Casa foi lembrada durante o evento e recebemos os cumprimentos em nome da instituição pelo apoio em receber os pacientes em “Leitos destinados a pacientes em sofrimento mental” encaminhados pelo município de Dores e região.


É de suma importância salientar que a Santa Casa de Bom Despacho é referência macrorregional para atendimento de pacientes de saúde mental, contemplando 53 municípios, onde atualmente é a instituição que conta com maior número de leitos de retaguarda para pacientes com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, totalizando 09 leitos.

Sendo que estes pacientes vem sendo recepcionados e internados na instituição desde novembro de 2020, no qual a Santa Casa recebeu 9 pacientes em 2020, 104 pacientes em 2021 e 48 pacientes em 2022 (até o dia 04/05/2022), o que totaliza 161 pacientes.

Ressaltamos que a Santa Casa de Bom Despacho possui uma equipe de psiquiatras, composta pelos médicos: Dr. Lucas Castro e Dra. Jéssica do Vale. A mesma realiza a retaguarda aos médicos clínicos da instituição para o atendimento dos pacientes supracitados, realizando também os atendimentos e inter-consultas dos referidos pacientes. Além destes atendimentos, esta equipe também realizará atendimentos ambulatoriais no Centro de Especialidades Padre Pedro da Santa Casa, com agenda a ser aberta a partir do dia 13 de maio de 2022.


Informamos ainda que, para a realização de agendamento destas consultas no Centro de Especialidades Padre Pedro, o paciente deverá ligar no número (37) 3522-7704 ou encaminhar uma mensagem para o whatsapp do setor, no número (37) 99843-8010 solicitando o agendamento.


A Santa Casa de Bom Despacho agradece o gesto de reconhecimento pelo trabalho prestado a população e região.

45 visualizações0 comentário