• Santa Casa BomDespacho

Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia | 15 de Agosto

Sem Santas Casas atendimento ao SUS seria praticamente impossível.

Hoje 15/08 é comemorado o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia. No Brasil, essas entidades existem desde meados de 1540, quando chegaram através dos colonizadores portugueses.

Em Minas Gerais existem, hoje, 313 hospitais filantrópicos. São 71 Santas Casas e Irmandades que representam 22% desse total e, ainda, cerca de 15% de todos os hospitais no estado. Para entender a importância dessas instituições, em muitas cidades mineiras, a única unidade de saúde que presta serviço à população são as filantrópicas.

Minas fundou sua primeira casa de misericórdia em 1734, em Ouro Preto. Anos depois, a cidade de Sabará também ganhou um hospital filantrópico, que sobreviveu por décadas graças aos donativos dos moradores. E Belo Horizonte só foi ter sua Santa Casa em 1899, com a doação de um terreno feito pela prefeitura para o funcionamento do hospital.

Já em 1986 é criada a Federassantas, que surge com a finalidade de “promover a união e a integração das Santas Casas, Hospitais Filantrópicos e Entidades de Filantropia e Beneficência do Estado de Minas Gerais”, e atender as necessidades dessas instituições, que representam 65% do total de hospitais no estado. Os hospitais filantrópicos lideram também em número de leitos, atendimentos, internações, cirurgias, partos, e são os principais prestadores de serviço ao SUS. A Federassantas é responsável ainda pela representação dessas entidades nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Por Raquel Gontijo – Assessoria de Comunicação da Federassantas, com colaboração das Assessorias das Santas Casas de Belo Horizonte, Passos e Montes Claros. Confira a matéria completa no site da Federasantas: http://www.federassantas.org.br/novosite/noticias/19254/

Fale com a nossa Ouvidoria.

• Grey Instagram Ícone