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Dicas para um pré parto saudável.



Embora a responsabilidade de zelar e cuidar de uma nova vida seja um dos principais desafios das mamães, certamente ele não é o único. Isso porque, além de lidar com diferentes emoções e se adaptar à nova rotina, ainda existe a preocupação de restabelecer o próprio corpo — afinal, ele passa por inúmeras transformações ao longo da gestação. Por isso, a recuperação pós-parto é uma fase fundamental para as mulheres que acabaram de dar à luz. Depois do nascimento do bebê, as mamães devem respeitar um período de cerca de quarenta dias antes de retomar as atividades do dia a dia. Conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é importante para que o corpo volte ao estado anterior. . Um pensamento comum entre muitas mulheres é que o parto natural é um processo bastante dolorido, enquanto a cesárea é um procedimento sem nenhuma dor. Mas, a verdade é que cada opção apresenta características e particularidades únicas. Assim, embora o parto natural seja considerado mais dolorido, sua recuperação é bastante rápida. Por outro lado, como são aplicados anestésicos na execução da cesárea, ela não costuma apresentar dores durante o processo. No entanto, a recuperação pode apresentar alguns desconfortos. Confira, a seguir, algumas dicas para a recuperação pós-parto. 1. Tenha paciência com as dores É comum sentir dores no corpo depois de dar à luz por meio do processo natural, principalmente na região do períneo — isto é, a área localizada entre a vagina e o ânus. 2. Adote alguns cuidados diários Para reduzir a dor e o desconforto nesse período, alguns cuidados são essenciais. Uma boa dica é aplicar compressas de gelo na região do períneo para aliviar os incômodos ou fazer banhos de assento com água morna. 3. Invista em uma alimentação saudável Embora o ganho de peso seja uma ocorrência absolutamente normal durante a gestação, é fato que a maioria das mamães deseja recuperar as curvas quanto antes. Nesse contexto, é importante ter em mente que o organismo demora cerca de um ano para voltar ao que era antes. Portanto, é difícil voltar ao peso anterior em apenas alguns meses. Já quando o assunto é alimentação, é fundamental que as mamães consumam os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde sem adicionar calorias na dieta — principalmente se a mulher estiver em fase de amamentação. Também é importante ingerir bastante água durante a recuperação pós-parto. 4. Mantenha o resguardo Como mencionado, depois do parto, é importante manter o resguardo. Nesses quarenta dias, algumas atividades estão liberadas e outras não. Dirigir, por exemplo, é recomendado apenas a partir do primeiro mês. Apesar disso, se a mulher não sentir nenhum incômodo, a ação pode ser liberada após duas semanas. 5. Conte com uma ajuda extra Principalmente nos primeiros dias, é importante contar com uma ajuda extra para a realização de algumas atividades como dirigir, cozinhar e limpar a casa, por exemplo. Como as mamães não devem carregar peso, nem forçar a coluna, as tarefas domésticas devem ficar em segundo plano nesse momento. 6. Atente-se aos cuidados com a cicatriz Quanto à cicatriz, os pontos devem ser retirados apenas depois de oito dias da realização da cesárea. Se o curativo for impermeável, é possível tomar banho normalmente, sem risco de molhar o local. Caso contrário, é recomendado não deixar cair água no curativo.



Fonte:

Tuasaude

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